terça-feira, 9 de outubro de 2012

7 exercícios de ginástica para fazer em sua casa


Para estar de bem com a vida e em forma não depende só de uma boa dieta e do otimismo perante as circunstâncias da vida. Também há que adicionar a isto tudo um bom desporto. Senão dispõe de tempo ou dinheiro para um ginásio, há esquemas de exercícios para realizar em casa. Seguem sete exercícios que poderá realizar com facilidade sem sair do conforto do seu lar.

Ginástica em casa

Estes exercícios foram concebidos para as pessoas que não costumam praticar desporto, mas procuram formas simples e eficazes de desentorpecer e tonificar o organismo. Cada um deles deve ser efetuado durante uns segundos, pelo que podem ser incorporados perfeitamente na vida quotidiana.

Antes de tudo, não esqueça de um artigo muito importante:



Exercício 1:

Imagine-se suspenso de umas cordas com o peso do corpo apoiado sobre ambos os pés. Encolha o corpo começando pela cabeça, até ao queixo tocar no peito, continue com a parte superior das costas até não conseguir prolongar mais o movimento. Descontrai-se durante 10 segundos antes de regressar à posição inicial, endireitando as costas.

Exercício 2:

De pé, com o peso apoiado por igual em ambas as pernas e com os joelhos direitos, coloque as mãos sobre a cabeça e sem girar o corpo a partir da cintura, faça flexões laterais de forma a que o ombro esquerdo se mova em direção ao joelho esquerdo, sem exagerar. Sentirá uma ligeira tensão nas costas. Regresse à posição inicial e repita para outro lado. Faça seis repetições.

Exercício 3:

Coloque as mãos e os joelhos no chão, com as costas e o pescoço direitos. Flita o joelho esquerdo para o aproximar do peito, aproxime o queixo do peito e flita as costas. Equilibre o peso do corpo sobre ambas as mãos e o joelho direito. Repita seis vezes com cada perna. Este exercício melhora a flexibilidade de toda a coluna vertebral.

Exercício 4:

Com o peso do corpo apoiado nas plantas dos pés, ponha-se em bicos dos pés sem perder o equilíbrio. Inspire profundamente, erga os braços para os lados, e depois para cima, até os dedos de ambas as mãos se tocarem por cima da cabeça. Expire e, ao mesmo tempo, assente os pés no chão e leve os braços de volta à posição inicial- Este exercício alonga a zona superior das costas, os glúteos e os músculos abdominais inferiores.

Exercício 5:

Com o peso descansando sobre ambos os pés e os joelhos ligeiramente fletidos, gire a cabeça, os ombros e o tronco para a esquerda, e volte à posição inicial antes de começar a girar para outro lado. Repita seis vezes para cada lado.

Exercício 6:

De pé, descanse primeiro a maior parte do peso do corpo sobre a perna esquerda. Concentre-se em não perder o equilíbrio e eleve o braço esquerdo para a frente e para cima, ao mesmo tempo que estica a perna direita para trás e para cima.  Pode apoiar o braço esquerdo numa parede para facilitar o equilíbrio. Repita três vezes o exercício, e outras três com o braço e perna opostos.

Exercício 7:

Deite-se no chão, com as mãos na nuca, levante as pernas, flita os joelhos e levante a cabeça ao messo tempo. Volte à posição inicial e repita dez vezes. Tente fazer força com o abdómen e não com o pescoço para não o lesar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário